Dia Mundial do Livro - Lançamento do Serviço BookAway

Hoje é Dia Mundial do Livro e a equipa das Bibliotecas Escolares do nosso agrupamento não podia deixar de lembrar e celebrar este dia.

Como queremos que celebrem connosco temos uma novidade para todos vós: 

No dia 23 de abril de 2024, abriu na BE da escola sede o serviço de BookAway. Para que serve e como funciona?

É um serviço dedicado exclusivamente a toda a comunidade educativa. Docentes, não docentes e familiares de alunos que queiram, podem levar para casa um ou dois livros em regime de empréstimo. Para requisitar esses livros deverão dirigir-se à biblioteca ou enviar um mail para biblioteca.agvc@agvchanceleiros.pt e fazer o pedido de empréstimo. Neste caso, o livro será colocado na portaria, devidamente acondicionado para ser levantado pelos interessados. 

Para começar temos uma lista de 50 livros disponíveis que podem consultar aqui.

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinala-se, anualmente, a 23 de abril. Este dia foi proclamado na 28.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1995. 

​O propósito deste dia é encorajar a leitura e promover a proteção dos direitos de autor. Destaca-se ainda a importância dos livros enquanto elemento basilar da educação e do progresso de uma sociedade.

Esta data foi escolhida com base na lenda de São Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Sant Jordi) e recebem, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Neste dia é, também, prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, falecidos em 1616, exatamente em abril.

Em Portugal, este ano, o Dia Mundial do Livro é dedicado a Luís de Camões.

Luís de Camões foi uma figura singular no universo das letras portuguesas e um dos poetas mais proeminentes da literatura mundial. Esta comemoração não reverencia apenas o legado literário do poeta, mas também pretende destacar a vastidão do seu conhecimento e a influência duradoura que exerce sobre as culturas de língua portuguesa em todo o mundo.

Sandra Marques